segunda-feira, 16 de novembro de 2009

VI EVENTO DA GCOB































História da Capoeira em Capim Grosso

AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

Começou no final dos anos 80, com rodas que se formavam nas praças e ruas de Capim Grosso, caracterizando a “capoeira de rua”. Logo após apareceu o Mestre Lourival, da Associação Sereia do Mar (ACASEM), de Jacobina, e montou uma academia de capoeira em 1991, num salão próximo ao Clube Eucaliptus, alguns dos primeiros alunos foram: Alemão, Sinho, Zé Carlos, Jailton, Val, Vaninha, Pezinho, Ivanildo e Bal. Em seguida mudaram-se para um ponto na Avenida ACM, onde hoje é a Pastelaria Gospel, mas devido uma confusão, por atraso de salário do local, a policia fechou o ponto e levou todos os instrumentos da capoeira.Felizmente, no ano de 1993, surgiu um projeto na ACACACG (Casa do Menor), para que o Mestre Lourival desse aulas de capoeira para os menores carentes da cidade. Em 1994 o aluno Sinho ficou responsável pelo grupo, depois foi a vez de Alemão, em seguida Ivanildo, que foi embora para São Paulo deixando a academia nos cuidados novamente de Sinho. E em 2006 o Grupo de Capoeira Origens Baianas (GCOB), do Contra-mestre Zelly tornou-se o responsável pelo local onde está até a presente data.
As sementes que o Mestre Lourival plantou deram muitos frutos, alguns de seus alunos montaram suas academias de capoeira e deram continuidade ao trabalho. As academias que em Capim Grosso surgiram e outras que estão até hoje são:
1995-1999 = Academia do Contra-mestre Jailton, da ACASEM, com aulas na Academis Impacto e VIP.
1995-1999 = Academia do Contra-mestre Alemão, da ACASEM, que ensinou na Escola Zulmira Queiroz, também em Serrolândia, Quixabeira e Várzea da Roça.
2000-Até presente data = O Grupo União Indpendente (UI), do Contra-mestre Dil, da ACASEM, que posteriormente filiou-se à Jacobina Arte, deu aulas na Escola Vicente Moreira, Escola Edvaldo Boa Ventura, Povoado do Lajedo e Água Nova, atualmente está na Escola Francisco Ferreira.
2002-1999 = Grupo de capoeira Arte Baiana, do Professor Neguinho, que começou filado a UI e depois ligou-se diretamente a ACASEM, dando aulas no Planaltino. Após certo período montou sua própria associação, sendo a primeira em capim Grosso, a Associação Arte Baiana, com o Mestre Pezinho.
2007-2009= Associação Filho dos Orixás, do Professor Bolachão, que deu aulas do Povoado do Peixe, Pedras Altas, Escola Tarcilia E. de Andrade, e Escola Edvaldo Boa Ventura.
2004-Até presente data = Grupo de Capoeira Origens Baianas (GCOB), do Contra-mestre Zelly, que ensinou na Escola Gabriel Ferreira, onde atualmente é a Biblioteca Municipal, na Escola Otaviano Ferreira e hoje na Casa do Menor. A GCOB era filiada ao UI, posteriormente vinculou-se diretamente com a ACASEM e, por fim, em 2007, tornou-se membro da Associação daas Academia de Senhor do Bonfim. A GCOB foi o grupo que teve o maior respaldo em Capim Grosso e cidades vizinhas, conseguindo divulgara capoeira da cidade e foi convidado para eventos em toda região e desfiles cívicos. Formou vários capoeiristas dentro do município e hoje espalha a capoeira por todo lugar onde passa.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009