segunda-feira, 16 de novembro de 2009

História da Capoeira em Capim Grosso

AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO, EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES

Começou no final dos anos 80, com rodas que se formavam nas praças e ruas de Capim Grosso, caracterizando a “capoeira de rua”. Logo após apareceu o Mestre Lourival, da Associação Sereia do Mar (ACASEM), de Jacobina, e montou uma academia de capoeira em 1991, num salão próximo ao Clube Eucaliptus, alguns dos primeiros alunos foram: Alemão, Sinho, Zé Carlos, Jailton, Val, Vaninha, Pezinho, Ivanildo e Bal. Em seguida mudaram-se para um ponto na Avenida ACM, onde hoje é a Pastelaria Gospel, mas devido uma confusão, por atraso de salário do local, a policia fechou o ponto e levou todos os instrumentos da capoeira.Felizmente, no ano de 1993, surgiu um projeto na ACACACG (Casa do Menor), para que o Mestre Lourival desse aulas de capoeira para os menores carentes da cidade. Em 1994 o aluno Sinho ficou responsável pelo grupo, depois foi a vez de Alemão, em seguida Ivanildo, que foi embora para São Paulo deixando a academia nos cuidados novamente de Sinho. E em 2006 o Grupo de Capoeira Origens Baianas (GCOB), do Contra-mestre Zelly tornou-se o responsável pelo local onde está até a presente data.
As sementes que o Mestre Lourival plantou deram muitos frutos, alguns de seus alunos montaram suas academias de capoeira e deram continuidade ao trabalho. As academias que em Capim Grosso surgiram e outras que estão até hoje são:
1995-1999 = Academia do Contra-mestre Jailton, da ACASEM, com aulas na Academis Impacto e VIP.
1995-1999 = Academia do Contra-mestre Alemão, da ACASEM, que ensinou na Escola Zulmira Queiroz, também em Serrolândia, Quixabeira e Várzea da Roça.
2000-Até presente data = O Grupo União Indpendente (UI), do Contra-mestre Dil, da ACASEM, que posteriormente filiou-se à Jacobina Arte, deu aulas na Escola Vicente Moreira, Escola Edvaldo Boa Ventura, Povoado do Lajedo e Água Nova, atualmente está na Escola Francisco Ferreira.
2002-1999 = Grupo de capoeira Arte Baiana, do Professor Neguinho, que começou filado a UI e depois ligou-se diretamente a ACASEM, dando aulas no Planaltino. Após certo período montou sua própria associação, sendo a primeira em capim Grosso, a Associação Arte Baiana, com o Mestre Pezinho.
2007-2009= Associação Filho dos Orixás, do Professor Bolachão, que deu aulas do Povoado do Peixe, Pedras Altas, Escola Tarcilia E. de Andrade, e Escola Edvaldo Boa Ventura.
2004-Até presente data = Grupo de Capoeira Origens Baianas (GCOB), do Contra-mestre Zelly, que ensinou na Escola Gabriel Ferreira, onde atualmente é a Biblioteca Municipal, na Escola Otaviano Ferreira e hoje na Casa do Menor. A GCOB era filiada ao UI, posteriormente vinculou-se diretamente com a ACASEM e, por fim, em 2007, tornou-se membro da Associação daas Academia de Senhor do Bonfim. A GCOB foi o grupo que teve o maior respaldo em Capim Grosso e cidades vizinhas, conseguindo divulgara capoeira da cidade e foi convidado para eventos em toda região e desfiles cívicos. Formou vários capoeiristas dentro do município e hoje espalha a capoeira por todo lugar onde passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário